sábado, 20 de agosto de 2011

Saiba como proceder para corrigir erros em certidões


Hoje em dia é muito fácil e rápido corrigir erros nas certidões de Nascimento, e etc., expedidas pelos Cartórios e só precisa de Advogado ou Juiz em casos raros.

A facilidade foi possível a partir do advento da Lei nº 12.100, de 27NOV09 - Retificação extrajudicial de registro de assentamento civil;

Na maioria das vezes, a correção poderá ser feita a partir do momento em que você procura o Cartório de Registro Civil e solicita que seja feita a alteração, logo o Oficial do Cartório, com base na Lei acima citada, irá providenciar uma petição (requerimento) ao Promotor (Ministério Público) e esse por sua vez irá analisar o caso e dará o "PARECER", enviando a documentação de volta ao Cartório e este por sua vez fará as devidas correções e expedirá uma nova Certidão.

 SUGESTÕES: 
   a) Além do requerimento, anexe provas de que sua Certidão contém erros. 
       Ex.: Declaração do Hospital e/ou Maternidade, descrevendo a data correta do parto (seu nascimento) com o nome correto de sua genitora (mãe), etc.;
   b) De preferência, após assinar o requerimento reconheça sua firma em Cartório e caso não seja possível, converse com o Oficial do Cartório ou com o Promotor e explique o porquê. 

 Clique nos links abaixo e tenha a seu dispor: 

84 comentários:

Anônimo disse...

minha filha tem 14anos fui tirar a segunda via o nome dela mudou depois destes anos todos

sueli melo disse...

Fui adotada e minha mãe adotiva falou que eu nasci no mês de março mais meu pai me registrou como se eu tivesse nascido em maio co faço pra concertar pois eu não tenho o comprovante do hospital

sandreia disse...

O MEU CERTIDAO DE NASCIMENTO NAO TEM O NOME DA CIDADE DE ONDE NASCI E POR ISSO NAO CONSIGO TIRAR O RG ATE HJ..OQ FAZER?
SANDERBRAG@HOTMAIL.COM

sandreia disse...

O meu certidão de nascimento não tem o nome da cidade de onde nasci e por isso não consigo tirar o rg...oq fazer?

Wear disse...

Olá, na minha Certidão de Nacimento erraram meu nome , ra para ser Klleiton e nao cleiton como está na minha sertidão. Quais são as probabilidades de eu consseguir trocar apenas duas letras "K, e L" no meu nome.?

Wear disse...

Olá, me chamo Fernando Cleiton, mas minha certidão de nascimento está errada em relação ao meu segundo nome que era para ser "Klleiton". Existe alguma maneira de mudar isso?.

Wear disse...

Olá, me chamo Fernando Cleiton, mas minha certidão de nascimento está errada em relação ao meu segundo nome que era para ser "Klleiton". Existe alguma maneira de mudar isso?.

Marcela disse...

Na certidão de meu afilhado o nome da mãe Luzia Regiane consta Luzia Regiana,como fazer para corrigir,ele ja esta com 14 anos e precisa tirar os documentos,esse erro implica ???

Simone Santos disse...

Oii pessual tenho 14 anos e e fui registrada na data errada e no mes e no ano errado deis de criança como faso pra arruma.

Igor disse...

Meu pai(hoje falecido) era negro e consequentemente eu sou pardo, porém na minha certidão aparece como branco.
Tbm posso corrigir?

Igor disse...

Meu pai, hoje falecido, era negro, por causa do preconceito que havia na época me registrou como branco.
Posso eu consertar isso?

Anônimo disse...

Meu caso eh o mais raro.por incrivel q pareca meu nome e sexo esta tudo errado.no caso sou do sexo masculino e na certidao esta como sou do sexo feminino..tambem sou da pb e hoje resido em sp.e agora uq posso fazer...

Leticia Costa disse...

Oi...minha data de nascimento do ano está errado..nasci 1998 e consta 1997..mas não tenho confirmação do hospital..como faço pra corrigir? Quero minha idade normal e não mais avançada!

Anônimo disse...

Sou do sexo masculino mas minha certidão de nascimento consta como sexo feminino,quais os procedimentos que devo tomar?E tipo,não quase tempo pra ir da entrada nesse processo,posso pedir pra uma pessoa da entrada nesse processo?

jhon souza disse...

como faço para conserta meu nome que ta escrito jhon e nao John

Thayna Costa disse...

NA certidão da minha filha meu nome ficou assim, thayná ,sendo que é, thayna. Tem algum problema? O sr do cartório disse que não, realmente nao tem. ?

Anônimo disse...

Thayna Costa, eu recebí a mesma informação de uma pessoa que trabalha no Forum e essa pessoa me disse que nao tem problema e nao preciso mudar meu segundo nome que era para ser Kleiton e nao Cleiton. Mas ele disse que tanto faz

maria Valentina disse...

Como faço p arrumar minha certidão!! Fui registrada com 6 anos de idade só, e nasci dia 04 09 1993... Mas me registraram 92... Gostaria de corrigir isso! Sou 1 ano mais velha quando na vdd sou 1 ano mais nova!! Como faço para mudar isso? Alguém sabe?

Anônimo disse...

Bom dia, gostaria de saber se há como alterar o mês de nascimento na certidão de nascimento e na identidade, não há erro nenhum na minha data de nascimento só gostaria de poder alterar o mês que nasci? Sou de janeiro de 1993 mas gostaria de alterar o meu mês de nascimento para dezembro por motivos pessoais e como homenagem ao mês de dezembro por ser especial na minha opinião, não quero alterar minha idade muito menos o ano que nasci quero continuar sendo de 1993 e a data do meu aniversario não quero mudar a unica coisa que quero mudar é o mês de nascimento meu. É possível esta alteração?
Quero agradecer a criação deste blog pois possibilita a sanar duvidas pertinentes a assuntos que teríamos que pagar somente pela resposta se procurássemos um advogado, o blog esta de parabéns espero que continue assim.

Aguardo contato.

Anônimo disse...

Na minha certidão de nascimento colocaram o nome do meu pai separado ''JOSÉ MÁRIO'' mais o nome dele é ''JOSEMARIO'' isso tem algum problema? Vou te que retificar todos os documentos?

Anônimo disse...

A data de nascimento é 29/02 e todos sabem q é ano bicesto entao quando fui tirar meus outros documentos com essa data nao podia tiveram q colocar no 28/02...
E hj quero regularizar a certidão pois tenho planos de casar e ta me prejudicamdo...

Roziane Lopes disse...

Olá, na certidão e nascimento não conta horário de nascimento e por esse motivo estou tendo problemas para retirada da segunda via da identidade, liguei para o cartório e eles me informaram que no livro de registro tambem não consta o horário de nascimento. O que devo fazer agora para pegar a 2º via da minha identidade?

Thayssa Camargo disse...

Ola na minha certidão botaro o nome da minha mae errado ,o nome dela e daianna e votado Daiana isso atrapalhou a eu fazer minha identidade.

Gerson disse...

Na minha certidao de casamento esta errado a minha data de nascimento e nao to conseguindo me divorciar por esse erro.
o que eu faço?

vania Rodrigues disse...

Nome da minha filha esta com erro,lara e o certo e esta lhara

Anônimo disse...

http://jus.com.br/artigos/18649/o-novo-procedimento-de-retificacao-no-registro-civil-face-a-lei-no-12-100-2009


Deêm uma olhada neste link .
Há uma lei que trata de alteração de dados .

Anônimo disse...

minha filha tem 16 anos e a certidao de nascimento dela esta o nome de meus avos ao inves dos meus pai. assim como tambem o nome dos avos do pai dela. como devo proceder ha augum meio publico pra corrigir?

janaina disse...

meu nome ta errado na certidao de nscimento do meu filho na verdade tocaram o n para m como faço pra acerta e ele e menor de idadde quero saber como faço gratis

Anônimo disse...

Gostaria de saber se posso fazer correção do meu nome que é Leiliane para Liliane!

Anônimo disse...

Trocaram o nome dos avos na minha certidão de nascimento, o materno ficou no lugar do paterno que não existe. O que faço?

Sisg disse...

Maiores informações sobre erros em certidão podem ser obtidas pelo email: certidoessemsairdecasabrasil@hotmail.com fazemos requerimento de retificação para qualquer lugar do Brasil.

gabriele leite disse...

oi minha filha nasceu em uma maternidade diferente da qual registraram na certidão tem algum problema neste caso ?

Anônimo disse...

minha filha nasceu em uma maternidade diferente da que esta registrada na certidão de nascimento a algum problema , futuramente?

josiane mattos varejao disse...

A minha idade ao conceber minha filha foi 26 anos e na época foi apresentada a certidão de casamento civil. Minha filha foi registrada no cartório em Montanha-ES.
Para minha surpresa, ao solicitar a certidão de nascimento atualizada, a minha idade ao conceber constava 17 anos.
Ela está prestes a casar e o cartório de origem em MOntanha, como o cartório onde resido atualmente se recusa a fazer uma retificação. Como proceder, se tenho provas suficientes para provar que a certidão requerida pelo Cartório Sarlo em Vitória-ES está errada e este se recusa em dialogar comigo e está me obrigando a aceitar uma certidão errada?

josiane mattos varejao disse...

Concebi minha filha aos 26 anos, e no ato de registro foi apresentada a certidão de casamento civil. Quando solicitei por meio de CRC a certidão atualizada da minha fila constava 17 anos. Como proceder?

Anônimo disse...

Quanto tempo leva esta ação extrajudicial para corrigir erros na certidão original, uma vez que minha filha casa em setembro/2015 e necessita de certidão atualizada

josiane mattos varejao disse...

A minha filha foi registrada no Cartório Oswaldo Benício Lopes Filho em 1987 quando minha certidão de casamento civil registrava 26 anos.Todos os registros deste cartório passaram a ser de responsabilidade do Cartório Costa Munoretto em Montanha do Estado do Espírito Santo a partir do ano de 2010.
Ao solicitar a certidão atualizada no Cartório de Registro Civil Sarlo do Centro em Vitória - ES, tive uma surpresa:
Ao realizar este registro o tabelião em Montanha colocou minha idade aos 17 anos.
Tenho todos os documentos que comprovem a falsidade deste registro. Qual é a responsabilidade civil dos três cartórios civis ao me entregar uma certidão falsa e insistir que o erro não é deles ? QuaIS AS lEIS QUE PROTEGEM OS MEUS DIREITOS COMO CIDADÃ?

Wagner Cordeiro disse...

Quais os documentos necessários para retificação do nome da mãe na certidão de nascimento?
Grato!

Wagner Cordeiro disse...

Quais os documentos necessários para retificação do nome da mãe em certidão de nascimento?
Grato!

Wagner Cordeiro disse...

Quais os documentos necessários para retificação do nome da mãe na certidão de nascimento?
Grato!

Wagner Cordeiro disse...

Quais os documentos necessários para retificação do nome da mãe na certidão de nascimento?
Grato!

Anônimo disse...

Quero fazer a cremação da minha mâe, falecida à 7 anos, pois o jazido é de um amigo, tenho que desocupar , porém fiquei impedida porque o obito do meu pai, consta na certidão , que ele possui 4 filhos, que na realidade são 5 filhos, um já é falecido. O cartório não tem autonomia para fazer o concerto? Como devo proceder?

Anônimo disse...

Quero fazer a cremação da minha mâe, falecida à 7 anos, pois o jazido é de um amigo, tenho que desocupar , porém fiquei impedida porque o obito do meu pai, consta na certidão , que ele possui 4 filhos, que na realidade são 5 filhos, um já é falecido. O cartório não tem autonomia para fazer o concerto? Como devo proceder?

Fabiana rattes ferreira disse...

eu fabiana rattes ferreira nasci em alagoinhas bahia na maternidade centro e fui registrada como nascida em catu bahia em uma fazerda na zzona rural e em casa por favor .mim ajuda precizo do meu registro certo e com o nome do meu avo certo.

Anônimo disse...

boa noite, meu nome é Paulo Mota, minha irmã está com a data do ano de nascimento errada, ela nasceu no interior em uma casa e não tem o documento exigido para a comprovação (documento do hospital), no entanto ela está aqui na capital comigo, queremos corrigir este erro. Gostaria de saber quais procedimentos devemos tomar.

Anônimo disse...

Pode trocar n pro m Nome proprio?

Erick Mendonça disse...

no meu caso foi o nome da minha mãe q no lugar de LAUDECI ficou LALDECI e esse erro foi pra minha identidade, o que fazer?

Anônimo disse...

Meu filho vai fazer 1 aninho o pai dele colocou Hissac isso me incomoda muito queria Isac esse é o correto q devo fazer?

Maxwell Sant'Anna disse...

Boa Tarde,me chamo Maxsuel Nascimento Santana, eu nasci no dia 30 de Dezembro de 1996, porem em minha certidão está de 30 de Dezembro de 1997 e como eu nunca soube como conserta, tive que fazer todos meus outros documentos nesta data e por este modo tenho perdido varias oportunidades de estudos e empregos, como eu faço para conserta isso?

maria disse...

oi pessoal!
Nasci em 31 de maio,mas minha certidão consta 30 de maio.tirei Todos os meus documentos com data 30...agora preciso ttirar outra certidão e depois outro Rh,mas o cartório só quer emitir com a data 31. O que devo fazer? São 31 anos...todo meu registro de vida conSta 30...bancos,faculdade etc.

Jessica Santos disse...

Oi tudo BM meu nome é Jessica tenho 16 anos por motivou pessoais tenho que bota muda o ano que eu naci eu sou de 1998 Tenho q ser de 1999 como posso fazer Esso mim ajudem por favor 3 caso de estrema urgência agradeço a quem pode mim ajuda

Luciana Advogada disse...

Olá a todos,

Atualmente, o princípio da imutabilidade do nome vem sendo bastante flexibilizado pelos nossos julgadores de 1ª instância e tribunais, de forma que hoje é plenamente possível requerer, através de Ação de Retificação de Registro Civil, a alteração do nome em diversas situações, por exemplo:

alteração de prenome aos 18 anos sem maiores justificativas
correção de prenome e sobrenome com grafia errada
correção de nomes e dados no registro de ascendentes para fins de dupla cidadania
inclusão de sobrenome de padrasto/madrasta no nome do enteado/enteada
inclusão de sobrenome de pai, mãe ou avós
inversão da ordem dos sobrenomes
exclusão/substituição de prenome ou sobrenome constrangedor
inclusão de prenome notório da forma como é conhecido no círculo social
exclusão de sobrenome de cônjuge e ex-cônjuge

Enfim, estes são apenas exemplos, pois cada caso deve ser analisado separadamente, lembrando que, com exceção das ações movidas aos 18 anos de idade, todas as demais alterações devem ser devidamente justificadas.

Ressalto, ainda, que em quase todos os casos, estas ações são rápidas e de baixo custo.

Qualquer dúvida, envie um email!
Luciana Zoudine
lucianazoudine@gmail.com
http://lucianazoudine.wix.com/advogada

Anônimo disse...

Boa noite,estou com problemas ao registra meu filho, meu nome é Márcia tenho 32 anos, tenho um filho q fez 1 aninho dia 9 de agosto,fui passear em SP no ano passado fui em uma excursão,fazia três dias q estávamos lá quando comecei a mim sentir mal fui levada para o hospital,meu filho nasceu de 8 meses mas graças a Deus correu td bem,quando voltei com meu filho p MG o ônibus onde eu viajava foi assaltado a bolsa q estavam meus documentos e a declaração p registra meu filho foram levada pelos assaltantes, tentei de várias formas registra meu filho mas até hoje não consegui,todas as portas se fecharam quando não se tem estudo o suficiente p resolve nossos problemas,se alguém souber como deve fazer ou pelo menos mim ajudar mim instruindo como fazer eu agradeço,meu e-mail mgcridrigues@gmail.com aguardo um anjo pra q mim ajude.obrigado

Ana Aline disse...

Registrei meu filho com o nome de thierri, mas descobri que dá forma que é pronunciado tem acento com posso mudar isso?

Ana Aline disse...

Boa noite
Queria saber se é eu posso por acento no nome do meu filho?. O nome dele e Thierri, e eu queria Thiérri.

Ana Aline disse...

Queria saber se posso por acento no nome do meu filho.ele tem 2meses o nome dele e Thierri, e eu queria Thiérri.

Luciana Advogada disse...

Ana Aline,

É possível, sim, requerer a inclusão de acento agudo no nome do seu filho, de forma a adequar a pronúncia do nome. A ação cabível é a Ação de Retificação de Registro Civil, a ser ajuizada no fórum da sua residência, ou no do local do cartório. Esta ação, em SP, é rápida e de baixo custo.

Mas, ANTES DE ENTRAR COM A AÇÃO, eu recomendo que você vá pessoalmente ao cartório e solicite esta alteração direto lá. É bem possível que, por ser apenas um acento (correção de grafia), eles façam sem a necessidade de ação judicial.

Luciana Zoudine
lucianazoudine@gmail.com
http://lucianazoudine.wix.com/advogada

maria rosa disse...

Nasci em 24 de Outubro e fui registrada em 16 de novembro como faco pra concertar esse erro? Só o ano está correto.

Unknown disse...

Oi o meu filho foi tirar a identidade dela e constou que o nome da avó dele esta errada, por isso não consiguiu tirar, o que eu faço?

Luciana Advogada disse...

Maria Rosa,

Se você tiver provas documentais que atestem a data correta do seu nascimento (fornecidas pelo Hospital/Maternidade onde você nasceu), é possível corrigir a sua certidão de nascimento através de Ação de Retificação de Registro Civil, a ser ajuizada no fórum da cidade onde você reside, ou no fórum da cidade do cartório onde você foi registrada. Trata-se de processo rápido e de baixo custo.

À disposição,
Luciana Zoudine
lucianazoudine@gmail.com
http://lucianazoudine.wix.com/advogada

Luciana Advogada disse...

Boa tarde, desconhecido

Se o cartório não quiser fazer extrajudicialmente a correção do nome da avó no assento de nascimento do seu filho, deverá ser ajuizada uma Ação de Retificação de Registro Civil. Para mais informações, envie um email.
Atenciosamente,
Luciana Zoudine
lucianazoudine@gmail.com
http://lucianazoudine.wix.com/advogada

Luciana Advogada disse...

Maria Rosa e Desconhecido

A data do nascimento apenas poderá ser corrigida através da propositura de Ação de Retificação de Registro Civil. Você deverá juntar provas da data correta.

Da mesma forma, só é possível corrigir o nome dos avós na certidão de nascimento através de Ação de Retificação de Registro Civil, apresentando certidões anteriores que comprovem o nome correto.

À disposição,
Luciana Zoudine
lucianazoudine@gmail.com
lucianazoudine.wix.com/advogada

Anônimo disse...

Oi fiu registrado com klleiton bosta mas odeio esse nome . Comom faço para mudar para cleiton bosta?

Luciana Advogada disse...

Maria Rosa,

Você deve ajuizar uma Ação de Retificação de Registro Civil, e comprovar a data correta do seu nascimento através dos documentos emitidos pelo hospital/maternidade em que você nasceu.

À disposição,
Luciana Zoudine
lucianazoudine@gmail.com
lucianazoudine.wix.com/advogada

Luciana Advogada disse...

O nome de avó errado na certidão de nascimento pode ser corrigido através de Ação de Retificação de Registro Civil. Trata-se de processo rápido e de baixo custo.
À disposição,
Luciana Zoudine
lucianazoudine@gmail.com
lucianazoudine.wix.com/advogada

Sidinei Luiz Kades disse...

no cartório erraram o segundo nome da minha mãe, eu consigo corrigir??

Luciana Advogada disse...

Sidnei

Leve uma certidão de nascimento/casamento atualizada da sua mãe e peça ao cartório que faça a correção. Se o cartório se recusar, você deverá ajuizar uma Ação de Retificação de Registro Civil para corrigir o erro. Para mais informações e orçamento, envie um email.

Luciana Zoudine
lucianazoudine@gmail.com
http://lucianazoudine.wix.com/advogada

Feli disse...

O meu problema e o pior de todos, além de todos, tenho meus docs com idade, fui tirar a segunda via da Certidão além de vir com sobrenome errado e a idade que passa longe veio que estou com 72 anos kkkkm

ana paula peixoto disse...

No cartório tbm erraram o segundo nome da minha mãe. N consigo transferir bens e nem tirar passaporte. Como proceder se n tenho papel de maternidade e ainda recentemente perdi o registo de nascimento.Estou aflita.

ana paula peixoto disse...

O segundo nome da minha mãe esta errado em minha certidão de nascimento e em meus outros documentos. N consigo transferir bens e nem tirar passaporte e casar.N tenho papel de maternidade. E recentemente perdi o registo de nascimento. Por onde começar ?o q fazer? Estóu aflita

ana paula peixoto disse...

No cartório tbm erraram o segundo nome da minha mãe. N consigo transferir bens e nem tirar passaporte. Como proceder se n tenho papel de maternidade e ainda recentemente perdi o registo de nascimento.Estou aflita.

Luciana Advogada disse...

Ana Paula

Tente fazer a correção da sua certidão diretamente no cartório, levando uma certidão de casamento atualizada da sua mãe. Se o cartório se recusar a fazer a correção administrativa, você deverá ajuizar uma Ação de Retificação de Registro Civil para corrigir o erro. Para mais informações e orçamento, envie um email.

Luciana Zoudine
lucianazoudine@gmail.com
http://lucianazoudine.wix.com/advogada

Fabiana lucena disse...

Minha certidão. De nascimento. Diz que meu nome e fabiana miranda de lucena quando fui tirar minha identidade. No ano de 1995 esta veio com a alteração. Do de veio fabiana miranda lucena e não. Tendo siquer notado tal alteraçao tirei cpf carteira de trabalho. Conta no banco resgistro de duas filhas carteira de habilitaçao e outeos documentos de estrema importância agora fazendo um curso me foi solicitado meu diploma escolar o qual não. Consigo obtelo pois la no colégio. A matrícula. Consta o de agora gostaria de saber como poderia fazer essa retirada do de de minha certidão. Tendo em vista que seria o caminho melhor a seguir

Luciana Advogada disse...

Fabiana

Para retirar a partícula "de" da sua certidão de nascimento, você tem que ajuizar uma Ação de Retificação de Registro Civil, que é processo rápido e de baixo custo.

Entre em contato por email para mais detalhes e orçamento.

Luciana Zoudine
lucianazoudine@gmail.com
http://lucianazoudine.wix.com/advogada

Unknown disse...

Deixe seu nome como está, muito melhor. Nomes complicados como esse com K e 2 L só vão te dar dor de cabeça. Além disso Klleiton é muito estranho, não leve a mal.

"Blog Monica Souza" disse...

O pai do meu filho falece e tenho que dar entrada no inss para ele receber pensão por morte.Porem na certidão de nascimento de meu filho houve um erro.O nome do pai dele é Euclydes da Rocha Tristão Filho.E na certidão esta como Euclydes da Rocha Tristão nome de seu avô.Como posso fazer para corrigir esse erro sendo o pai dele falecido?

Direitos Homoafetivos disse...

Se você for maior de 18 terá de entrar com ação de retificação de registro através de um advogado.

jpereira2.adv@gmail.com

Anônimo disse...

Alguem pode me ajuda fui tenta matricula meu filho na escola e a data de emissao da certidao dele ta dando erro o q devo fazer...Alguem me ajude por favor

Francielle Deina disse...

Ola gostaria de saber como Faso pra corrigi meu nome e a data de nascimento eu naci dia 23 de fevereiro e no meu reg e ta dia 03 e também queria saber se da pra mudar meu nome que era pra ser francielle meu pai coloco florise

Francielle Deina disse...

Ola gostaria de saber como Faso pra corrigi meu nome e a data de nascimento eu naci dia 23 de fevereiro e no meu reg e ta dia 03 e também queria saber se da pra mudar meu nome que era pra ser francielle meu pai coloco florise

Luciana Advogada disse...

Francielle,

A data de nascimento e o nome podem ser corrigidos/alterados através de Ação de Retificação de Registro Civil, apresentando-se prova da data correta e motivos legais que justifiquem a alteração de prenome.

Entre em contato por email para mais detalhes e orçamento.

Luciana Zoudine
lucianazoudine@gmail.com
http://lucianazoudine.wix.com/advogada

Anônimo disse...

no cartorio onde fui casar, a escrivã simplesmente trocou o nome da cidade onde eu nasci pela cidade de registro, e ela se recusa a trocar a fazer um requerimento para trocar o nome da cidade , oque eu faço??

Anônimo disse...

Há seis anos ao ter minha filha, ela foi classificada como parda, sendo que eu e o pai somos brancos, e a criança também!!! Essa classificação pode ser alterada? Como devo proceder? Pode parecer banal, para alguns, mas seria o mesmo que classificar um bebê japonês (que são amarelos) de negro. Agradeço se puder me orientar.

Luciana Advogada disse...

Tanto no caso da troca da naturalidade (cidade onde nasceu pela cidade de registro), quanto no caso da classificação equivocada de raça, será necessária a propositura de Ação de Retificação de Registro Civil.

Para informações mais aprofundadas, envie um email.

Luciana Zoudine
lucianazoudine@gmail.com
http://lucianazoudine.wix.com/advogada