* Escute o Programa Combate em duas edições. Das 06:20 às 09:00 e das 12:00 às 13:30 de 2ª a 6ª Feira na Rádio 87 FM -- * Escute a Rádio Web Saudade no site www.radiosaudadenaweb.com.br e neste blog clique na imagem da Rádio Web. Programação 24 horas falando e tocando saudade --

sábado, 30 de junho de 2012

Marido arranca pedaço de nariz da mulher em Correntes

Em Correntes, uma briga de casal terminou em violência na madrugada dessa sexta-feira (29).

Benedito Duarte da Silva, 29 anos, bebia com a companheira, Verônica Isídio dos Santos, 35, quando se desentenderam por ciúmes. O agricultor agrediu a companheira com chutes e uma mordida no nariz, que segundo a polícia, chegou a arrancar um pedaço.

O acusado foi levado para a Delegacia de Bom Conselho e autuado em flagrante por lesão corporal.

A vítima foi atendida no Hospital de Correntes.

22° FIG recebe o projeto Recicla Pernambuco

O Projeto Recicla Pernambuco vai agitar o 22º Festival de Inverno de Garanhuns, realizado de 12 a 22 de julho.

Haverá exposições de produtos de arte confeccionados com materiais recicláveis, distribuição de cartilhas sobre reciclagem de lixo e apresentação de vídeos educativos. 

O Recicla Pernambuco será realizado na Feira de Arte e no Pavilhão Economia Criativa, da Fundarpe. Haverá distribuição de material informativo, sorteio de brindes e apresentação de vídeos educativos. No Parque Euclides Dourado serão montados 12 postos de recolhimento de matérias recicláveis durante os dias de execução do projeto.

Programe-se: 
De 15 a 21 de julho – às 17h: Exposição de fotos “Faces do Lixo” sobre lixo e reciclagem e apresentação do grupo de teatro “Trupe Azimute”, com a peça sobre reciclagem “Tudo Vira Tudo” (no Pavilhão Economia Criativa)
De 14 a 20 de julho – às 15h: Oficinas de arte com materiais recicláveis ministradas pelo artesão e escultor Leandro José e atividades informativas e criativas com o arte-educador  Geraldo Simiano (na Feira de Arte com Materiais Recicláveis e no estande do Itep)

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Leitor do blog tem agora programa de saudade à disposição

A partir de agora os amantes da boa música tem à disposição a Rádio Web Saudade, uma ferramenta disponível no canto superior direito da página do Blog do Programa Combate.

A Rádio Web Saudade é online, interativa e traz aos internautas as belas canções que fizeram sucesso na história fonográfica mundial.

Os saudosistas podem ouvir músicas dos anos de 1940 até a década de 1990. A programação está abastecida de jazz, MPB, brega, popular, hits do cinema, das novelas e de tudo o que traz saudade.

Além de muita música, a Rádio Web Saudade conta também com locutores, locutoras, vinhetas.

Interaja através do email blogcombate@gmail.com

O Blog do Combate vai abrir espaços comerciais para que seus apoiadores anunciem na Rádio Web Saudade, que é uma mídia acessível e ouvida no mundo todo. Além das inserções na programação da rádio, os anunciantes também terão sua marca divulgada na página do blog.

Agricultor leva facada na testa em Garanhuns

Um agricultor levou uma facada na testa na noite desta quinta-feira (28), na Cohab 3, em Garanhuns.

Por volta das 23h, quando passava pela Praça Central da Bela Vista, Júlio batista de Oliveira, 27 anos, encontrou-se com dois homens com os quais havia tido problemas. Os suspeitos, um conhecido por Jhonny e outro por Monstrinho, agrediram Júlio com uma facada na testa.

A vítima foi levada para o Hospital Regional Dom Moura e ficou internado.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Políticos com as contas rejeitadas podem ser candidatos nas próximas eleições

Por maioria de votos (4 X 3), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (28) reconsiderar a decisão que exigia dos candidatos às eleições a aprovação das contas eleitorais para a obtenção do registro de candidatura. Nesta noite, o julgamento foi concluído com o voto-vista do ministro Dias Toffoli.
Com a decisão, continuará sendo exigido apenas que o político apresente suas contas, sem necessidade de que elas sejam aprovadas, para que ele obtenha a certidão de quitação eleitoral, documento necessário para requerer o registro de candidatura.

A decisão foi tomada por 4 votos a favor e 3 contrários. A maioria foi formada pelos ministros Gilson Dipp, Arnaldo Versiani, Henrique Neves e Dias Toffoli.

As ministras Nancy Andrighi e Cármen Lúcia Antunes Rocha, bem como o ministro Marco Aurélio, mantiveram entendimento externado o dia 1º de março deste ano, quando defenderam que a reprovação das contas impede o candidato obtenha a quitação eleitoral.

Polícia segue pegadas de animais e prende agricultor acusado de furto

Seguindo as pegadas dos animais, a polícia chegou, na manhã desta segunda-feira (27), a um agricultor acusado de furtar quatro cabeças de gado em Jurema.

O suspeito, Miguel da Silva, 51 anos, furtou os animais em Jurema os conduziu a pé até o Sítio Várzea Grande, em São João, onde foi preso.

Miguel foi autuado em flagrante por furto na Delegacia Regional de Caruaru, pois na Delegacia de Jurema não havia escrivão.

Queijos e vinhos no FIG 2012

O Empório Buffet, do empresário Luiz Felipe Barbosa, acaba de assumir os chalés Queijos & Vinhos, que por muitos anos foi comandado pela empresária Edith Moraes, durante a realização do Festival de Inverno de Garanhuns.

Os chalés ficam instalados em lugares privilegiados, como a Esplanada Cultural Guadalajara, Parque Euclides Dourado e o Parque Ruber van der Linden.

O espaço Queijos & Vinhos funcionará durante os dez dias do FIG, com os famosos e tradicionais bolinhos de queijos, filé ao molho de vinho, vinhos nacionais e importados, e os irresistíveis fondue de queijo -  únicos e exclusivos a serem comercializados por lá.

A equipe permanecerá a mesma, como também a consultoria personalizada da empresária Edith Moraes, expert no assunto.

Menor fugitivo da Casem é detido

Um menor fugitivo da Casa de Semiliberdade (Casem) foi detido na noite desta quarta-feira (27), em Garanhuns.

O adolescente, de inicias F.S.P.B. estava próximo ao Posto Bahia. Segundo a polícia, ele foi abordado porque apresentava atitudes suspeitas.

O menor foi devolvido a Casem.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

População de Garanhuns é beneficiada com ação social


Começa nesta quarta-feira (27) a ação social promovida pelo Sesi e pela Acig que traz atendimentos gratuitos à população de Garanhuns e região.

O evento conta com atendimentos pediátricos, oftalmológicos e odontológicos. Também serão oferecidos exames de prevenção do câncer de mama e próstata, exame de colesterol e glicose e aferição de pressão.

A ação social será realizada até o próximo dia 29 na Aciagam, localizada na Avenida Rui Barbosa, 749, vizinho à Escola São José.

Além dos serviços médicos, haverá palestras e oficinas.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Sai a programação do Festival de Inverno de Garanhuns

Confira as atrações principais que se apresentarão na Esplanada Guadalajara, durante o Festival de Inverno de Garanhuns, que este ano homenageia o Rei do Baião, Luiz Gonzaga: 


12/07 QUINTA-FEIRA

Homenagem a Luiz Gonzaga
Mourinha do forró
Família Gonzaga
Elba Ramalho
Dominguinhos
Projeto Viva Gonzagão



13/07 SEXTA-FEIRA
Escravo
Bixiga 70
Zélia Duncan
Zizi Possi



14/07 SÁBADO
Hercinho
Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
Academia da Berlinda
Roberta Miranda
Alcione



15/07 DOMINGO
La Pietá
Neli Lisboa
Siba Lira
Jorge Vercillo


16/07 SEGUNDA-FEIRA 
Lucas Notaro e os Corajosos
Di Mello e Madeira de Lei
Mombojó
China
Roberta Sá


17/07 TERÇA-FEIRA
Rogério e os Cabra
Maciel Salu
Herbert Lucena
Lula Queiroga
Renato Teixera, Xangay e Maciel Melo

18/07 QUARTA-FEIRA
Karla Rafaella
Karina Spinelli
Perícles
Fundo de Quintal


19/07 QUINTA-FEIRA
Banda Flash
Volver
Ortinho
Reginaldo Rossi
Erasmo Carlos


20/07 SEXTA-FEIRA
Lux Time
Antúlio Madureira
Marcelo Jeneci
Lenine
Milton Nascimento


21/07 SÁBADO
Andrea Amorim
Edgar Scandurra
Ney Matogrosso
Lulu Santos

Idoso tenta abusar de menina de dois anos em Brejão

Um idoso de 67 anos foi detido na noite desta segunda-feira (25) por tentar estuprar uma criança de dois anos na Vila da Paz em Brejão.

Segundo a polícia, Alonso Pinto dos Santos, que é vizinho da vítima, teria tocado as partes genitais da garota. O suspeito foi flagrado pela empregada da residência e pelo irmão da vítima, de apenas quatro anos de idade.

Alonso foi detido em Brejão e conduzido para a Delegacia Regional de Garanhuns e autuado em flagrante por tentativa de estupro.

Desempregado é detido por furto em Garanhuns

Um desempregado foi detido na tarde desta segunda-feira (25) acusado de vender mantas roubadas de uma loja do Centro de Garanhuns.

A mercadoria que era vendida por João Paulo Ferreira dos Santos na Rua 13 de Maio teria sido roubada na loja Milly Tecidos, situada na Rua Dr. José Mariano.

O suspeito foi conduzido a 1ª Delegacia de Polícia e autuado em flagrante por furto.

Esclarecida a morte do professor Honorato


ATUALIZADO - O professor de educação física José Honorato da Silva, de 58 anos, (foto) foi vítima de enfarte. Seu corpo foi encontrado na manhã desta segunda-feira (25), próximo ao Mosteiro de São Bento.

Segundo o irmão da vítima, professor Honorato estava em uma festa no bairro de Heliópolis e havia bebido. Quando voltava para sua residência, situada na Rua Pascoal Lopes, no Magano, ele foi urinar próximo ao Mosteiro. Nesse momento passou mal e caiu batendo a cabeça em uma pedra.

O professor tinha problemas cardíacos e já passou por cirurgia de ponte de safena.

O velório foi realizado na Funerária Suíssa e o sepultamento aconteceu às 9h desta terça-feira (26).

Em Garanhuns a política é ao avesso

Por Paulo Camelo *
O  Caro  Conterrâneo  e bloguista Ronaldo  César, em  seu  artigo  intitulado  “SUSPENSE   EM    GARANHUNS”,  dessa  segunda-feira,  dia  25.06.2012,  toca  na "ferida" no que diz respeito as eleições de 2012 em Garanhuns, isto é, quando afirma que a  questão financeira   é  uma das causas do “SUSPENSE EM GARANHUNS”. Toda essa incerteza diz respeito a ausência de político  de Direita (já que à esquerda tem Paulo Camelo, pronto para a batalha) com "carreira solo", isto é, independente sob todos os aspec-tos, principalmente no item financeiro.

Em quaisquer lugar do Brasil, à Direita (são direitistas todos aqueles políticos que são contrários a Revolução Socialista Brasileira) se organiza a exemplo de Serra Talhada, cidade que tenho vínculo familiar, mas sou natural de Garanhuns/PE.  Vejamos o  formato  da organização naquela cidade do Sertão Pernambucano:
1 - O grupo do deputado federal  Inocêncio Oliveira, se organiza, arregimentando seus familiares, tem "carreira solo" e financiamento próprio. Após a decisão política apenas informa ao governador Eduardo Campos, e tchau e bença;
2 - Por outro lado o grupo do deputado estadual Augusto César, procede do mesmo modo,    informando  o resultado ao senador Armando Monteiro;
3 – Já o grupo do vice-prefeito Luciano Duque, hoje no PT, aje da mesma forma, informando o resultado a Direção Estadual do PT;
Em outras cidades do interior o procedimento é semelhante, afinal  vivemos sob uma Democracia Burguesa numa sociedade de economia capitalista.
Aqui em  “GARANHUNS A POLÍTICA É AO AVESSO”, pois à Direita se organiza sem  NORTE, porquê não possue  líder burguês, não domina as forças produtivas e nem tão pouco possui grupamento familiar. Afinal, Garanhuns foi repovoada por pessoas de outras cidades e os Nativos foram embora.

Quer dizer, à Direita de Garanhuns, é frágil financeiramente, a exceção do deputado estadual Izáias Régis, único com um certo poder aquisitivo, porém dependente  politicamente  do burguês e estrangeiro  o senador Armando Monteiro.  A fragilidade da Direita Garanhuense é responsável pelas ingerências indevidas, na política local, tanto de Zé da Luz, ex-prefeito de Caetés, como também do ex-prefeito de Lajedo, o Antônio João Dourado. Conhecedores  dessa “fragilidade”  Garanhuense, além do  seu cosmopolitismo, a partir de 2013, outros políticos da região, membros incontestes da Legião Estrangeira, começarão a cercar e intervir em nossa cidade, visando dominá-la  e prepará-la para as eleições de 2014. A nossa “sorte”  reside na também  fragilidade desses  políticos,   da Legião Estrangeira, no que dizem respeito  a  discurso,  propostas e  atividade profissional em nossa cidade, além  do mais  não conquistaram, pois  não empolgaram  a forte CLASSE MÉDIA, senão estaríamos  já  liquidados.
Afinal, a "porteira" foi aberta em 2008 para Zé da Luz (ex-prefeito de Caetés), com apoio de Ivo Amaral (ex-prefeito e ex-deputado estadual), Ivan Rodrigues (ex-vereador  e líder do governo Miguel Arraes), Marlos Duarte (ex-vereador), Emília Pessoa (Diretora do Hospital Regional Dom Moura), Silvino Duarte (ex-vereador e ex-prefeito), Sivaldo (vereador) e tantos outros, e agora fica difícil de controlar.

O Importado de Lajedo faz parte do Plano Diabólico do governador Eduardo Campos de ocupar e tomar nossa amada Garanhuns. Em outras palavras, voto por si só, é pouco, pois  o que interessa é tomar e dominar uma população.  Por outro lado, o deputado estadual Izáias Régis não tem a mínima condição de contribuir com a nossa libertação, porque o mesmo faz parte do Plano de Dominação em curso há mais de 10 anos pelo burguês estrangeiro e senador Armando Monteiro. Afinal, não é à toa que o burguês e senador Armando Monteiro, ocupa a cidade, com diversas atividades de saúde, educacional e cultural,  em pontos estratégicos, usando a mesma  tática dos romanos na época do Império Romano. Além  da  periodicidade  de sua Ação Global, fazendo o povo de bobo, através dos ensinamentos de corte de cabelo, de fazer bolo, de tirar carteira de identidade, etc.

POBRE  GARANHUNS,  LIBERTA-TI!
Quer dizer, o que os Representantes das Classes Dominantes querem é nos dominar e explorar.
Diante desse Quadro Caótico e do fracasso da Direita que governa Garanhuns há mais de 130 anos, só resta uma opção: votar na ESQUERDA AUTÊNTICA, a qual se encontra no PSOL.
UM PARTIDO POLÍTICO  NECESSÁRIO.
TENHO DITO

*Paulo Camelo de Holanda Cavalcanti, engenheiro civil, ex-Presidente do Diretório Acadêmico do Centro de Tecnologia da UFPE, na época do governo militar, e Presidente do PSOL de Garanhuns/PE

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Feriado deixa 4 mortos nas rodovias federais de Pernambuco

A Operação São João 2012, realizada pela Polícia Rodoviária Federal, registrou entre a última sexta-feira (22) e este domingo (24), 90 acidentes com quatro mortos nas rodovias federais de Pernambuco. Quase metade dos acidentes foram registrados na BR 232. 

Um dos mais graves foi uma colisão entre uma moto e um veículo de passeio, registrado em Paranatama, que tirou a vida da passageira da motocicleta, Maria Vilma Batista da Costa, de 42 anos. Os outros acidentes com mortes foram registrados em Caruaru, São Caetano e Tacaimbó.

No total, 61 pessoas ficaram feridas. Destas, 49 estavam em uma moto.

A operação envolveu 340 policiais, 50 viaturas e duas aeronaves, uma de resgate aeromédico e outra de patrulhamento.

Agricultor atira contra ex-companheira em Lagoa do Ouro

Uma agricultora deu entrada no Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, após ser atingida por um tiro efetuado pelo seu ex-companheiro na noite deste domingo (24), em Lagoa do Ouro.

O funcionário público Jose Lourenço da Silva, conhecido por “Gavião” é suspeito de atirar nas costas de sua ex-companheira, Rosineide Lucas, 32.

A mulher passou por uma cirurgia no HRDM. Gavião fugiu e ainda não foi localizado.

Operação Afrodite desarticula quadrilha de mulheres no Cabo


Policiais da equipe de investigação da 40ª Delegacia de Polícia do Cabo de Santo Agostinho, sob o comando do delegado Antonio Resende, desarticularam na madrugada desta quinta-feira (21/06), uma quadrilha de traficantes de drogas formada por quatro mulheres e um homem. A ”Operação Afrodite”, como foi batizada, aconteceu na Rua 14, no bairro Alto da Bela Visita.

Foram presos Mônica Tavares da Silva, 25 anos, mais conhecida como "Mocinha"; Jacilene Bezerra Barbosa, 24 anos; Verônica Maria da Conceição, 25 anos; Cláudia Vanessa da Silva Santos, 21 anos e Wando Jerônimo de França, 24 anos. Com a quadrilha, a polícia encontrou 145 pedras de crack, mais cinco pedras maiores da mesma droga e celulares.

De acordo com a polícia, o homem tinha um mandado de prisão expedido pela Justiça. As investigações apontaram que "Mocinha" já havia sido presa anteriormente por comandar o grupo que era chefiado pelo detento do Presídio Aníbal Bruno, Jaciel Batista da Silva, o “Ciel” de 26 anos. A quadrilha era chefiada também por dois homens identificados apenas como "Kiko Mago" e "Betinho". O delegado Antônio Resende já solicitou a transferência de "Ciel" para o Presídio de Catanduva, em São Paulo.

A quadrilha foi autuada em flagrante por tráfico e associação ao tráfico de drogas. Wando Jerônimo, foi encaminhado ainda na madrugada para o Centro de Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima. As mulheres ainda estão na Delegacia do Cabo, mas serão encaminhadas para a Colônia Penal Feminina do Recife, também conhecida como Bom Pastor. Do Portal Calheta

Agricultor é atropelado na porta de casa e está mal no Recife

Um agricultor estava sentando na porta de casa quando foi atropelado na noite deste domingo (24), no Centro de Águas Belas.

José Pereira Gama, 35 anos, estava na Rua XV de Novembro, e foi atingido por uma moto vermelha de placa não anotada. A vítima deu entrada no Hospital de Águas Belas, mas, devido à gravidade dos ferimentos, precisou ser transferida para o Hospital da Restauração, no Recife.

O condutor da moto fugiu e ainda não foi encontrado.

domingo, 24 de junho de 2012

Homem é esfaqueado pelo genro em Garanhuns

Um desentendimento entre família terminou em facada na noite deste sábado (23) em Garanhuns.

João Batista da Silva, 38 anos, deu entrada no Hospital Regional Dom Moura vítima de uma facada na cabeça. O suspeito é o genro da vítima, conhecido apenas por Ronaldo.

A vítima não corre risco de vida e foi liberada após receber o atendimento.

Ronaldo está foragido.

Tentativa de assalto deixa carreteiro ferido em Lajedo

O motorista de uma carreta ficou ferido durante uma tentativa de assalto na noite da última sexta-feira (22) próximo ao Posto Trevo, em Lajedo.

A carreta branca de placa ECM-4598/SP, conduzida por Célio Alves dos Santos, 28 anos, foi interceptada por um veículo modelo Siena de placa não anotada. Dentro do carro, estavam quatro homens que tentaram assaltar a carreta.

Como não conseguiram pará-la, os suspeitos atiraram contra Célio, que foi atingido no rosto.

A vítima foi levada para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, e não corre risco de vida.

Os assaltantes fugiram.

Adolescente morre em acidente de moto na Zona Rural de Garanhuns

Um adolescente morreu durante um acidente de moto na tarde deste sábado (23), no Sítio Cavaco, em Garanhuns.

A vítima, um adolescente de 16 anos, só teve as inicias do nome, M.S.A, divulgadas. Ele estava de moto quando colidiu com outra motocicleta, que era conduzida por um menor de 17 anos.

M.S.A. não resistiu e morreu ao dar entrada no Hospital Regional Dom Moura. O outro menor, de iniciais A.S.L, quebrou o braço direito e ficou internado.

sábado, 23 de junho de 2012

Lanchonete é assaltada na Boa Vista

A polícia conseguiu prender quatro homens que assaltaram uma lanchonete e roubaram um veículo na noite desta sexta-feira (21), em Garanhuns.

Os nomes dos suspeitos não foram divulgados. Por volta das 19h, eles entraram armados na Lanchonete e Pizzaria Kital, situada na Boa Vista, e roubaram aparelhos celulares que pertenciam aos clientes. Na fuga, acabaram levando um veículo modelo Fox prateado de placa KKR/3293.

Os suspeitos foram presos próximo a Fazenda de Zé Mendes, no bairro Manoel Chéu e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia de Garanhuns.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Programação do FIG sai nesta terça


A programação do 22° Festival de Inverno de Garanhuns será divulgada na próxima terça-feira (26), no site da Fundarpe (www.fundarpe.pe.gov.br). O evento será realizado de 12 a 21 de julho.

Centenas de artistas se apresentarão em cerca de 20 polos, estruturados para abrigar ações de música, literatura, dança, circo, teatro, cultura popular, cinema e muitas outras formas de arte para esta edição do festival. Só as atrações musicais somam cerca de 230 nomes, escolhidos a partir de uma convocatória, aberta a artistas de todo o país, e de convites. Isso confere ao FIG uma maior diversidade, aspecto que também se une a uma preocupação crescente com a qualidade do festival.

Novidades
Entre as principais novidades do FIG 2012, está a utilização dos conceitos de sustentabilidade, empreendedorismo e acessibilidade como pontos norteadores da realização do evento. Funcionando de maneira articulada, a tríade surge, pela primeira vez, como norteadora do festival, costurando as ações com iniciativas voltadas à difusão de novos valores entre a população local e seus visitantes.

Caso Silvino - Juiz anula votação da Câmara

O juiz Glacidelson Antônio da Silva, da Vara da Fazenda, em Garanhuns, atendeu uma ação do Ministério Público e anulou a votação da Câmara dos Vereadores do dia cinco deste mês que aprovou as contas do ex-prefeito Silvino Duarte. O magistrado entendeu que a primeira votação, que rejeitou as mesmas contas, não foi irregular, daí não aprovar a realização da nova reunião. Com a decisão, o pré-candidato tucano volta a ficar inelegível. Seus assessores, no entanto, anunciaram a intenção de recorrer ao Tribunal de Justiça do Estado. Garantem que o representante do PSDB será candidato, mesmo sub judice. 

O vereador Gersinho Filho,  que juntamente com Ary Júnior votou contra a prestação de contas de Silvino, comemorou a decisão do juiz. Ele argumenta não ter nada contra o governante, mas defendeu a necessidade de se fazer a coisa certa. "A justiça prevaleceu", afirmou. Do Blog de Roberto Almeida

Polícia apreende maconha e dinheiro com menor em Garanhuns

Durante a Operação Crack, a Polícia Militar apreendeu maconha e dinheiro com um menor na tarde desta quinta-feira (21), em Garanhuns.

O menor estava com outros dois em um campo de futebol situado na Rua Francisco Madeiros, no Magano. Ao avistar a polícia, o trio tentou fugir em uma moto Pop 100, mas não conseguiu.

Com o menor de iniciais D.S.P., de 16 anos, foram encontrados sete papelotes de maconha e R$ 56. Nada foi encontrado com os outros dois, mas, todos foram levados à 18ª Unidade Seccional de Polícia.

Dois são presos por não pagar pensão em Garanhuns

Dois homens foram presos nesta quinta-feira (21) em Garanhuns por não pagar pensão alimentícia.

O lanterneiro Elias Rogério da Silva, 44 anos, foi detido em seu trabalho situado na Rua Alfredo Américo Leite.

A segunda prisão foi a do autônomo José Ailton Bernardo de Melo, 42. Ele foi encontrado na Rua Dr. Dourado, no Centro.

Os acusados foram conduzidos à Cadeia Pública de Garanhuns.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Garçom leva tiros no Bar de Maria Gorda ao se recusar a pagar dívida

O garçom José Ivaldo Torres, 42 anos, está internado no Hospital da Restauração, no Recife, depois de levar tiros na noite desta quarta-feira no Bar de Maria Gorda, em Garanhuns.

José Ivaldo trabalha como garçom no local e há uma semana havia se recusado a pagar um dinheiro a um homem que foi lhe cobrar no trabalho. Na noite de quarta, o cobrador foi novamente ao local e atingiu o José Ivaldo com um tiro nas costas.

O suspeito fugiu. A vítima não quis informar o nome dele à polícia. 

Neto atropela e mata avó em Caetés

Uma idosa de 88 anos morreu ao ser atropelada no Sítio Mangabeira, em Caetés. Luiza Jovino da Conceição foi atingida por uma moto quando saia da residência de uma sobrinha. A moto era conduzida pelo seu neto de 22 anos, que não teve o nome divulgado.

Ouça reportagem de Edgar Santos:

Homem é baleado após pedir que vizinho diminuísse volume de som

Um vendedor levou tiros por volta de 1h da madrugada desta quarta-feira (20) depois de pedir a um vizinho que abaixasse o volume do som. O caso foi registrado no Centro de Brejão.

O pedido foi feito por Romero Rocha da Silva, 21 anos, ao seu vizinho, um homem conhecido apenas por Charles. 

Inconformado, Charles pegou um revólver e atirou várias vezes contra a vítima, que está internada no Hospital Regional Dom Moura.

O suspeito fugiu e ainda não foi localizado.

Ouça os destaques de hoje na região

Homem sofre tentativa de homicídio em Caruaru

Cunhado tenta matar o outro em Caruaru

Servidores da Rural protestam no Centro de Garanhuns

Na manhã dessa quarta-feira (20) os técnicos administrativos da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) realizaram uma panfletagem no Centro da cidade. O objetivo da atividade foi levar a público os motivos do movimento iniciado desde o dia 11 de junho.

O panfleto que explicava os motivos da paralisação dos trabalhos na UAG. A pauta de reivindicação não é só sobre condições de trabalho e salário, mas envolve a exigência de uma educação de qualidade. “Nossa greve é a favor de 10% do PIB já para educação pública e contra a privatização dos Hospitais Universitários, para que a população possa usufruir de uma saúde e uma educação pública de qualidade”, diz Isabele Alencar.
  
Nesta quinta-feira (21), os grevistas realizam uma reunião na Unidade Acadêmica de Garanhuns para avaliar o movimento e encaminhar novas atividades da greve.

Operação comandada pelo delegado Resende desarticula quadrilha no Cabo

A equipe de investigação da 40º Delegacia de Polícia Civil do Cabo apreendeu uma quadrilha composta por cinco elementos, sendo quatro maiores e um adolescente. A operação foi intitulada “Operação Fênix Gaibu”, e foi comandada pelo delegado Antonio Resende. 
Edilson Rufino da Silva, 18 anos, conhecido como "Branco" 
Sérgio Lino da Silva Júnior, 18 anos
Felipe Silva dos Santos, 20 anos, conhecido como "Chico"
Bruno Silva Santos, 19 anos
O delegado Resende explicou como foi abordagem aos homens. “Chegamos ao Sítio do Tomaz e pegamos os cinco dentro da casa, na ocasião, eles tentaram reagir, mas conseguimos detê-los”, informou o delegado. Os policiais encontraram com os homens: dois coletes a prova de balas, uma espingarda calibre 12 de cano cerrado, mais uma balaclava (toca ninja) , 203 gramas de crack e 820 gramas de maconha. 

Crimes
O crime mais recente ocorreu na madrugada do dia (06/06), no Sítio do Tomaz, em Gaibu, quando foi assinado o casal Sérgio Luiz de Souza, 35 anos, e sua companheira, Vitória Delma de Lima Ferreira, 33 anos. O duplo homicídio causou pânico na localidade. De acordo com informações do delegado, Sérgio teria delatado a quadrilha, por isso, ele e a esposa foram assassinados. 

Já o adolescente confessou ter matado o “soltador de pipas” Amauri da Silva Souza, porque o homem era viciado em droga e devia dinheiro ao menor. Além disso, o Amauri teria dado em cima da namorada do adolescente. 

Presos 
Edilson Rufino da Silva, 18 anos, conhecido como branco, que era tido como o “terror” de Gaibu e do Malaquias confessou ter matado o casal de Gaibu junto com Chico, também há denúncias de que ele teria matado outras pessoas. Preso também Felipe Silva dos Santos conhecido como "Chico", 20 anos, que é o líder do bando. Bruno Silva Santos, 19 anos, que é traficante, mas confessou não ter participação nas mortes. Sérgio Lino da Silva Júnior, 18 anos, era o motorista da quadrilha dava o "cavalo" nas fugas, além de repassar as drogas com morte. O último é o adolescente 17 anos, que tem um palhaço tatuado nas costas, (tatuagem empregada para diferenciar, que já matou policiais), além de que confessou ter matado Amauri.

O menor foi encaminhado para Funase e os quatro maiores foram levados para o Centro de Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, onde serão designados para os presídios para cumprir suas penas. (Do Portal Calheta)

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Corpo de Bombeiros estuda possibilidade de transformar a seção Garanhuns em grupamento


A solicitação de transformar a Seção de Corpo de Bombeiros de Garanhuns em um grupamento, feita pelo deputado Izaías Régis, está incluída na proposta geral de expansão da estrutura da instituição. A informação está em um ofício do Gabinete do Comando Geral do Corpo de Bombeiros emitido em 30 de maio.

Se aprovado, o grupamento expandindo do Corpo de Bombeiros vai melhorar o pronto atendimento, reduzindo o tempo de espera, e também suas atividades para mais cidades do Agreste Meridional.

A Secretaria de Defesa Social do Estado está aguardando a admissão de novos militares na corporação para atender as demandas decorrentes da criação de um novo grupamento, que inclui um quartel com estrutura, material e uma quantidade maior de militares.

Garanhuns vence Corrida da Fogueira em Recife



Depois de 20 anos da sua última edição, aconteceu no último sábado, dia 16 de junho, a 49ª Corrida da Fogueira, promovida pelo Clube Náutico Capibaribe pelas ruas do Recife. A largada foi defronte ao Estádio dos Aflitos, em direção a prefeitura da cidade. A equipe garanhuense fez parte da disputa e contou mais uma vez com o apoio do Governo Municipal.

A corrida apresentou um percurso de 10 Km e contou com a participação de mais de mil atletas. O grande campeão da prova foi o desportista Jair José, seguido por Enio Kleiton. Já Cícero Vieira e Alan Bizerra, conquistaram o 4º e 5º lugares, respectivamente. No feminino, Miriam Farias chegou em 4º lugar.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mulher corta suposta amante do marido

Cíumes motivaram uma briga entre duas mulheres na noite deste domingo (17) no Sítio Grotão, em Brejão.

De acordo com a polícia, a agricultora Mirlene Correa Paes Braz, 33 anos, cortou o rosto da suposta amante do seu marido, Adjane Maria da Silva, 22. As mulheres discutiram depois que Mirlene desconfiou da traição e foi à casa da vítima tirar satisfação.

Adjane foi levada para o Hospital de Brejão e liberada após receber o atendimento.

Mulher morre atropelada em Brejão

Uma empregada doméstica morreu ao atravessar a PE 218, em Brejão, na noite deste domingo (17).

Por volta das 18h, Maria de Fátima Barros da Silva, 52 anos, foi atingida por um veículo vermelho modelo Siena que estava em alta velocidade.

A vítima não resistiu e morreu no local. O condutor do Siena fugiu.

Posto é assaltado em Garanhuns

O Posto Raposão, situado às margens da BR 423, em Garanhuns, foi assaltado na tarde deste domingo (17).

De acordo com a polícia, por volta das 13h, dois suspeitos menores de idade chegaram em uma moto e anunciaram o assalto. Um deles desceu armado e rendeu os funcionários. A dupla levou R$ 900 e ainda não foi presa.

domingo, 17 de junho de 2012

Acidente deixa um ferido na Brasília


Um acidente envolvendo uma Hilux e um Celta deixou um homem ferido na tarde deste domingo (17).

A vítima, Sérgio da Silva, de 32 anos, conduzia o Celta de placa KKK-5961 e foi atingida na esquina da Rua Francisco Branco com a Rua Santa Terezinha. Segundo testemunhas, a Hilux havia sido roubada há algumas horas.

Antes do acidente, a Hilux havia batido em um caminhão na Rua Capitão Pedro Rodrigues, também na Brasília.

Mais informações em instantes.

Homem morre ao levar tiro na Várzea

Um auxiliar de serviços gerais foi morto depois de levar um tiro na tarde deste sábado (16) em Garanhuns.

Gilberto Bezerra da Silva, 36 anos, foi atingido com um tiro no peito e passou por uma cirurgia no Hospital Regional Dom Moura, mas não resistiu.

A vítima estava em sua residência, situada na Várzea, quando discutiu com Reinaldo Francisco da Silva, conhecido por Reizinho. 

Reizinho pegou uma arma e atirou três vezes contra Gilberto, que foi atingido por um dos disparos.

O suspeito fugiu e ainda não foi encontrado.

Adolescente é suspeito de abusar de menor na Liberdade

A polícia registrou um caso de abuso entre menores na tarde desse sábado (16), em Garanhuns.

O adolescente de iniciais K.M.S., de 14 anos, chamou um garoto de 11 anos para dentro do buracão da Liberdade, situado no bairro Heliópolis. No local, o adolescente teria abusado sexualmente da vítima.

A população tentou linchar o adolescente, que foi levado pela polícia à 18ª Unidade Seccional de Polícia de Garanhuns.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Aposentado é preso em Garanhuns suspeito de abusar de menores

Um aposentado foi detido na noite desta quinta-feira (14) acusado de abusar de menores. O caso aconteceu no bairro Heliópolis em Garanhuns.

De acordo com a polícia, José Antônio de Amorim, 74 anos, abusava de crianças de um, três e seis anos. O aposentado tentava tocar as partes íntimas das crianças quando foi surpreendido pela polícia.

O suspeito foi conduzido à 18ª Unidade Seccional de Polícia de Garanhuns, onde foi autuado em flagrante.

Ministério Público investiga contratação de advogado


O Ministério Público de Pernambuco investiga a contratação de um advogado recifense que representou a Câmara de Vereadores de Garanhuns junto ao Tribunal de Justiça, no caso das contas do ex-prefeito Silvino Duarte. O advogado já defendeu a Prefeitura de Garanhuns e o ex-prefeito Zé da Luz.

A investigação gira em torno do fato de que advogado não foi contratado pela Câmara. “É preciso saber quem contratou e quem pagou os honorários desse advogado, porque filantropia ele não fez”, disse o promotor Alexandre Bezerra (foto), que investiga o caso.

RELEMBRE - As contas de Silvino referentes aos anos de 2002 e 2003 foram rejeitadas pela Câmara. O ex-governante alegou não ter tido direito de defesa. O Legislativo acatou a solicitação e recorreu ao Tribunal de Justiça, que negou o pedido, mas, com o advogado recifense Márcio Alves à frente, os vereadores conseguiram uma liminar para votar as contas de Silvino outra vez. 

Sobre a suposta intervenção do senador Marco Maciel de modo a favorecer Silvino, o promotor foi enfático: “Imagino que o senador Marco Maciel não tenha ousado em interferir nessa decisão, faremos os encaminhamentos necessários para que o caso seja investigado pelo procurador geral da Justiça", afirmou o promotor. 

Só deu garanhuenses no pódio da Corrida dos Guararapes

A equipe de atletismo de Garanhuns participou no último domingo (10) da  37ª Corrida dos Guararapes, realizada em Recife.

A prova contou com a participação de 1.200 atletas e apresentou um percurso de 10 Km. Os garanhuenses Gilmar de Oliveira;, Alan Bizerra e Daniel Henrique ficaram nos 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente, mostrando todo o potencial dos desportistas no Atletismo.

PRÓXIMAS COMPETIÇÕES - A equipe está se preparando para participar da Maratona Internacional de São Paulo e da Corrida da Fogueira Club Náutico Capibaribe, ambas realizadas ainda este mês.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Dupla é presa em Canhotinho acusada de homicídio

Acusados de matar uma pessoa no ano passado, duas pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (13) em Canhotinho.

Jadilson Holanda Nascimento Nunes, 28 anos, foi preso dentro de sua residência situada no Centro de Canhotinho. Erivaldo José Avelino Nunes foi encontrado no Motel de Zé Adauto, onde trabalha, na PE 177

Os acusados foram levados para a 18ª Unidade Seccional de Polícia de Garanhuns.

Banco do Brasil de Iati é assaltado

Um caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil, situada no Centro de Iati, foi explodido por assaltantes na madrugada dessa quarta-feira (13).

Os suspeitos chegaram por volta das 3h utilizando dois veículos: um Corsa e um Fiat Uno. Parte do grupo rendeu os três vigilantes que faziam a segurança do local enquanto os outros assaltantes explodiam um caixa eletrônico dentro da agência. A explosão atingiu também o caixa central e todas as câmeras do banco.

A polícia não informou a quantia roubada. Ninguém foi preso até o momento.

Cadastrados no Minha Casa, Minha Vida devem atualizar dados

O recadastramento Programa Federal Minha Casa, Minha Vida será realizado a partir da próxima terça-feira (19) na Avenida Agamenon Magalhães, no Centro de Garanhuns.

Devem comparecer os cidadãos que se cadastraram tanto de forma presencial (na Secretaria de Assistência Social), quanto via Internet (site do programa).

O centro de recadastramento funcionará das 8h às 12h e das 13h às 17h com os seguintes documentos:

- Identidade (xérox e original);
- CPF (xérox e original);
- Carteira de Trabalho (xérox e original);
- Título de Eleitor (xérox e original);
- Comprovante de Residência em nome do beneficiário (xérox e original);
- Certidão de Nascimento dos Filhos – de 0 a 18 anos (xérox e original);
- Cartão Cidadão ou Bolsa Família/PIS PASEP (xérox e original);
- Comprovante de Renda ou contra-cheque atualizado das pessoas que trabalham na Família (xérox e original); e
- Cartão da Caixa Econômica de Conta Corrente ou Poupança (Não obrigatório).

De acordo com a Prefeitura de Garanhuns, somente quem se recadastrar poderá participar do Minha Casa, Minha Vida.

Ouça os destaques de hoje

Ex-presidiário leva facada em bar de Buíque


Brincadeira deixa menino de 10 anos cego em Caruaru


Colisão envolvendo caçamba e moto deixa um morto em Água Preta


Homem leva facada em Bonito

Ministério Público entrega à Comissão da Verdade cópia da ação sobre o assassinato do Padre Henrique

O procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros, entrega ao presidente da Comissão Estadual da Memória e da Verdade Dom Helder Camara, Fernando de Vasconcelos Coelho, cópia do processo que apurou o assassinato do padre Antônio Henrique Pereira Neto, ocorrido em 1969, que na época era auxiliar do então arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Camara.

Entre as cópias está uma denúncia oferecida em 1988 pelo ex-procurador-geral de Justiça Telga Araújo contra policiais da extinta Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS) que teriam envolvimento com o caso. A entrega será às 9h desta quinta-feira (14) na sede da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos do Estado – Rua Benfica, 133, Madalena – onde a Comissão se reúne.

O processo do padre Henrique tem 3.394 páginas e está dividido em 13 volumes. As cópias serão entregues por Fenelon em quatro caixas. O gesto, segundo o procurador-geral de Justiça, é um resgate ao papel do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que mesmo num período de exceção, atuou pela apuração do crime, até hoje envolto em suspeitas de que fora cometido por motivações políticas para atingir Dom Helder Camara.

"É também", prossegue Fenelon, "um resgate à memória do ex-procurador Telga Araújo, que ampliou a denúncia incluindo agentes do DOPS. Apesar dos tempos difíceis, o MPPE não se furtou de cumprir com seu papel de guardião da cidadania, denunciando os suspeitos de envolvimento no assassinato do padre Henrique”, declarou ele.

Na entrega da cópia do processo, Aguinaldo Fenelon também irá endossar o apoio “irrestrito” do MPPE aos trabalhos da Comissão da Verdade, incluindo o fornecimento de documentos e informações sobre crimes políticos que estejam ao alcance da instituição. “O MPPE estará à disposição da Comissão para auxiliá-la nesta sua jornada”, disse. (Do Blog de Jamildo)

Petebista quer apoio para divulgar 22ª edição do FIG

É urgente divulgar a 22ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que acontece de 12 a 21 de julho. O alerta voltou a ser feito, ontem, pelo deputado Izaías Régis (PTB). O calendário de shows estava previsto para ser publicado na última segunda-feira (11).

“Apelo ao Governo do Estado para que tenhamos uma resposta ainda esta semana. A cidade precisa se organizar para receber os turistas com restaurantes, pousadas, hotéis e casas para alugar. Destaco a importância do apoio do governador Eduardo Campos, que vem realizando grande trabalho”,enfatizou.

Debate – No pronunciamento, Régis ainda convidou os demais parlamentares para uma audiência pública promovida pelas Comissões de Educação, de Saúde e de Ciência e Tecnologia, marcada para 18 de junho. O encontro discutirá melhorias para o Curso de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), em Garanhuns.

Fonte: Diário Oficial do Estado de Pernambuco

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Aesga promove I Fórum de Educação Superior

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns promove entre os dias 15 e 16 de junho o I Fórum de Educação Superior do Agreste Meridional, em comemoração aos 35 anos da instituição.

Durante o evento haverá palestra, mesa redonda, homenagem aos principais empreendedores de Pernambuco e o lançamento do livro "Tópicos da Educação", organizado pelo mestre Carlos de Souza Guedes. Confira a programação abaixo.

Clique para ampliar

Ouça os destaques de hoje

Jovem é assassinado em Terezinha


Aposentado é assaltado e espancado em Altinho

''Lista negra'' do TCE na web

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) disponibilizou na internet a lista provisória de 1.404 ordenadores de despesas públicas pernambucanos que tiveram prestações de contas rejeitadas pelo Pleno do tribunal, nos últimos oito anos, e podem ser enquadrados na Lei da Ficha Limpa.

A lista é composta por gestores de órgãos públicos, vereadores e prefeitos de municípios de todas as regiões do Estado. Ela foi elaborada pela corregedoria do TCE e entregue ao Ministério Público Eleitoral (MPE) e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) na última segunda-feira. Cabe agora ao Ministério Público analisar quais casos cabem ser ajuizados.

Na lista constam os nomes do ex-prefeito de Garanhuns Silvino Andrade e do ex-prefeito de Caetés Zé da Luz.







Adolescente morre durante acidente em Garanhuns

Uma pessoa morreu e três ficaram feridas durante um acidente na noite desta terça-feira (12) que envolveu uma Sprinter na BR 423, na saída de Garanhuns para Paranatama.

As vítimas estavam na Sprinter de placa NMG-8509/AL e foram atingidas por uma peça, de aproximadamente 5 kg, que se soltou de uma carreta, de placa não divulgada. Thamires de Souza Silva, 16 anos, que estava no último banco não resistiu e morreu no local.

Um dos feridos foi Janilton Quirino dos Santos, 24, que devido ao estado grave precisou ser levado para o Hospital da Restauração, no Recife. Os outros feridos não tiveram os nomes divulgados.